Marcação Online

Faça aqui a marcação online da sua consulta

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Marcação Online

Faça aqui a marcação online da sua consulta

MM barra DD barra AAAA
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Osteopatia e Reabilitação

Prof. João Carlos Pinto

Prof. João Carlos Pinto

Osteopatia e Reabilitação em Clínica

A osteopatia é uma terapia que engloba conhecimentos da medicina alternativa e baseia-se em aplicar técnicas manuais, parecidas com massagens, para ajudar na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio entre corpo e mente. Durante as técnicas aplicadas o profissional formado nesta área poderá mexer nas articulações, músculos e nervos para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo.

Até onde podemos levar a reabilitação, sendo que a clínica tem a especialidade de medicina desportiva e ortopedia? Muito longe. Desde logo, os pacientes poderão ser reabilitados na clínica.  Assim como, com a nutrição e cardiologia. Todos poderão ser reabilitados na clínica, em diferentes áreas da saúde e bem-estar, pacientes com lesões musculoesquelética, mas também pacientes com obesidade ou necessidade de perda de peso, risco cardiovascular, depressivos, etc. Claro está, que no mundo empresarial também, trazendo-os para a clínica quando não é possível recuperá-los no local de trabalho.

-Destinatários
Em relação ao tipo de patologias síndromes e/ou queixas dos pacientes, repito o que enviei no email anterior:
– problemas da coluna vertebral: hérnia discal, lombalgia, ciática, cervicalgia, cervicobraquialgia, torcicolo, dormência nos braços e pernas, escoliose, distrofia muscular, “ombro congelado”, artrose, artrite
– dores de cabeça, enxaquecas, stress, vertigens
– problemas da articulação temporomandibular (ATM)
– recuperação desportiva, entorses, tendinites, ruturas musculares, tensões musculares e contraturas
– problemas digestivos, obstipação, hérnia de hiato, refluxo.

-Multidisplinaridade
Mais uma vez, muito deste trabalho poderá ser coordenado em parceria com as valências médicas da clínica, a Medicina Desportiva, a Ortopedia, a Psicologia, a Nutrição, a Medicina Dentária, entre outras. Este trabalho de parceria funciona nos dois sentidos e, principalmente, em complementaridade, mantendo o paciente na clínica para se tratar.

2. Osteopatia na empresa 

A osteopatia nas empresas faz exatamente o que se pretende em clínica, com diferentes vantagens para a empresa e funcionários.
Os funcionários serão mais saudáveis e produtivos, reduzindo os acidentes no trabalho e o absentismo. Desde logo porque a empresa se preocupa com eles, depois porque trabalham sem dor ou restrição, tendo, também, uma vida familiar e social mais proveitosa. Tudo isto se converte em produtividade. “Funcionário feliz, funcionário produtivo!” ?
A empresa tem vantagens porque diminui os tempos de ausência dos funcionários, seja porque não gastam tempo em deslocações ou tempos de espera para se tratarem, mas também porque são tratados em tempo útil. Este ponto é importante porque a dor/doença não avança e, consequentemente, o funcionário fica apto mais cedo, logo, mais produtivo. Depois, porque ganha em tempos de ausência por baixa médica. Tudo isto se reflete na produtividade da empresa e no retorno do investimento.

A aplicação é pensada, primeiro, numa perspetiva de prevenção, para evitar que ocorram problemas de saúde decorrentes das atividades realizadas, e de acordo com o tipo de função e realidade empresarial.
Depois, numa perspetiva corretiva. O foco aqui é na otimização da ergonomia do trabalho e, também, atuar nos efeitos negativos das atividades realizadas. Incluindo aquelas que não são resultantes das atividades laborais – sejam hobbies, atividades desportivas ou outras – mas que impedem o bom desempenho do funcionário.

3. Ginástica Laboral

A ginástica laboral preenche o espaço entre a necessidade de tratamento e as consequências das atividades profissionais, ao mesmo tempo, prolonga os efeitos do tratamento osteopático, mantendo uma melhor qualidade de vida.
Para além de aumentar a produtividade, de diminuir o número de acidentes, de reduzir o absentismo e aumentar a satisfação com a empresa, finalidades que partilha com a osteopatia, a ginástica laboral aumenta a interação entre colaboradores, estimula o trabalho em equipa e, naturalmente, apresenta outros benefícios, tais como:

– alonga e relaxa o corpo
– fortalece a musculatura postural,
– melhorar a oxigenação muscular, ativando a circulação sanguínea,
– contribui para a prevenção de distúrbios osteomusculares,
– minimiza processos de fadiga, minimizando tensões,
– melhora a consciência corporal,
– auxilia na mudança de hábitos,
– minimiza o stresse.