Marcação Online

Faça aqui a marcação online da sua consulta

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Marcação Online

Faça aqui a marcação online da sua consulta

MM barra DD barra AAAA
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Odontopediatria

odontopediatria

Odontopediatria

A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes temporários (ou «de leite») erupcionam ou, no máximo, até à criança completar o primeiro ano de vida, de modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e intercetar hábitos que possam ser prejudiciais. Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada cada seis meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses.

As características da escovagem numa criança estão dependentes de vários fatores, mas essencialmente da idade da mesma. Assim, de acordo com as normas da Direcção Geral da Saúde: – 0-3 Anos: escovagem realizada pelos pais a partir da erupção  do primeiro dente, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar),  utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho  adequado. –  3-6 Anos: escovagem realizada progressivamente pela criança,  devidamente supervisionada e auxiliada, 2x/dia (uma das quais  obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia de tamanho  adequado. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm)  deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança. – >6 Anos: escovagem realizada pela criança, devidamente  supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual  suficiente, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia (ou em alternativa média). A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha ou até 1cm de dentífrico.

Um selante de fissuras é uma espécie de «verniz» que se aplica na superfície fissurada de dentes sãos com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária. Constitui um recurso eficaz em termos preventivos, no entanto a sua aplicação deve basear-se na avaliação do risco de cárie, não devendo constituir uma medida isolada mas antes integrada num programa mais alargado de prevenção. Está, por norma, indicada a aplicação de selante de fissuras nos primeiros e segundos molares definitivos, bem como nos pré-molares, cujo período de erupção varia entre os 5-8 anos e os 11-14 anos, respetivamente. A reaplicação está indicada caso se verifique perda parcial ou total do selante, maximizando a sua eficácia.

Equipa da Clínica Médica e Dentária de Paranhos - Dra. Susana Fonte.

Dr. Susana Fonte

Marque a sua consulta

MM barra DD barra AAAA
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.